Implantes mamários de silicone e doenças autoimunes
Publicado em 25.11.2019
Por Dr. Nilzio Antônio da Silva
A síndrome autoimune induzida por adjuvantes (ASIA)
Na última década do século XX surgiu uma controvérsia sobre o risco de implantes mamários de silicone causarem doenças autoimunes (DAI). Após a divulgação de casos de DAI em mulheres que foram submetidas a colocação de próteses de mamas, alguns estudos epidemiológicos foram realizados para tentar comprovar essa associação. Cohorts com grande número de pacientes foram a base das investigações. Pelo menos em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos (EUA), que teve mais de 300.000 mulheres incluídas, mostrou haver um risco de 25% de DAI ocorrer após implantes. Mas, nessa mesma pesquisa houve resultados discrepantes: o risco estava definido no total de casos de DAI, todavia não quando se analisava em separado cada doença autoimune, como por exemplo o lúpus, a esclerodermia, a artrite reumatoide.
Trabalhamos conduzidos na Europa, principalmente na Suécia e Holanda, também tiveram conclusões negativas sobre o elo prótese-DAI.
Mas a precaução com a possível relação teve continuidade, principalmente entre os reumatologistas, que continuaram a relatar casos sobre esse assunto, acreditando que ocorreria DAI não somente quando há ruptura do material da prótese, mas mesmo quando a prótese está íntegra, numa pessoa predisposta a autoimunidade. Reforça essa crença p conhecimento de que a sílica, base do silicone, é imunogênico.
As ocorrências, na Espanha, da síndrome do óleo tóxico, causada pela ingestão de azeite de oliva com anilina acidentalmente adicionado, e nos EUA, da síndrome da Guerra do Golfo, ligada à multivacinação de militares, trouxeram contribuição para o tema. Essas duas entidades foram notadas com manifestações semelhantes aos quadros clínicos relacionados ao silicone e aos adjuvantes de preparação de vacinas, entre os quais o alumínio. Em 2011, isso levou o destacado reumatologista e pesquisador israelense Yehuda Schoenfeld a denominar o conjunto de sintomas e sinais de “Autoimmune Syndrome Induced by Adjuvants”, abreviadamente, ASIA.
Critérios Principais
* Exposição a um estímulo externo antes do aparecimento das manifestações clínicas (ex. – infecção, vacina, silicone, adjuvante), sendo as manifestações as seguintes: mialgia, miosite ou fraqueza muscular; artralgia e/ou artrite; fadiga crônica, distúrbios do sono; manifestações neurológicas ( especialmente ligadas a desmielinização); disfunção cognitiva, perda de memória, febre, boca seca.
* Remoção do agente causador induz melhora
* Resultados de biópsias confirmadoras
Critérios Secundários
* Aparecimento de autoanticorpos ou de anticorpos contra o adjuvante suspeito.
* Outras manifestações clínicas (ex. colón irritável )
* Desenvolvimento de DAI (ex. esclerose múltipla, síndrome de Sjögren etc )
Embora o autor das sugestões acima seja merecedor da maior credibilidade, o assunto ainda desperta discussões, e há muitos que não concordam com a existência desse risco nas mulheres submetidas aos implantes de silicone. De qualquer maneira, enquanto não haja consenso definitivo sobre essa relação, a suspeita deve continuar nos casos onde ocorres DAI após colocação de prótese, e mulheres que já tenham DAI devem ter contraindicação para realizar tal procedimento. Mesmo que não tenhamos postulados a esse respeito, como foram estabelecidos por Robert Koch quanto a etiologia das infecções.
Nilzio Antonio da Silva
CRM – GO 865 / Reumatologista
Professor Emérito da FMUFG